10 melhores widgets para blogs em WordPress.org [USE-OS JÁ!]

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Se existe algo no blog que muitos blogueiros não valorizam e nem sabem do real potencial que se pode ter com ela, é a sidebar. Normalmente está parte do blog é abandonada dos planos do blogueiro, ficando no modo padrão, o que não é nada interessante ou vantajoso para o blog, além de ser algo feio e que demonstra a falta de profissionalismo do dono do blog.

10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Porém, pelo que andei vendo, não considerar a importância da sidebar do blog não se limita a um grupo especifico, mas sim a quase que todos que atuam com blogs pequenos à médios hoje na internet brasileira. E vendo isso, chego a conclusão que é a falta de informação útil e de qualidade sobre o assunto que resulta nesta desvalorização da sidebar do blog.

Então, para resolver este caso, nada melhor do que um artigo bem completo aqui no Mais Blog, onde abordarei os 10 melhores widgets para blogs em WordPress. Confira mais abaixo a nossa lista e comece já a revitalizar ou melhorar sua sidebar!

1# – Sobre o autor

Sobre Autor - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Se você tem uma imagem bem conhecida ou trabalha em um blog onde sua presença é muito forte, nada melhor do que colocar um widget “sobre o autor” na sidebar deste projeto. Isso mostra logo de cara quem é você e quem é o dono do blog, sendo assim um excelente cartão de visita para quem ainda não lhe conhece e nem conhece seu blog.

E claro, mostrar o sobre autor na sidebar vai muito além disso, pois este widget pode também aumentar substancialmente o número de acessos da página sobre do seu blog e ainda dar mais credibilidade e autoridade a você e seu projeto. Em outras palavras, o sobre autor não é um mero widget ilustrativo, mas sim um widget estratégico para se ter no seu blog.

Mas falando agora do widget em questão, suas características incluem uma imagem sua (de rosto normalmente) relativamente pequena + uma descrição básica sobre você + um link/botão para a página sobre do blog. Fora isso, este widget normalmente é encontrado em alguns templates premium ou que são encomendados através de um webdesigner, além de também ter algumas versões pela web gratuitas e pagas.

2# – Facebook

Facebook - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Hoje um blog que não tem uma página no Facebook com toda certeza está saindo em uma enorme desvantagem perante os outros, seja em divulgação; tráfego e até profissionalismo. Isso porque hoje o Facebook é a maior rede social do mundo, e fora dela, todo o potencial que você poderia estar aproveitando é jogado fora.

E claro, como toda rede social, ter muitos fãs é bom para maximizar os resultados, e nada melhor do que conseguir fãs de graça e ainda de qualidade. No caso, o widget do Facebook na sidebar do seu blog tem esta excelente função, possibilitando atrair mais fãs ou engaja-los a interagir mais na sua página da maior rede social do mundo.

Quanto as características deste widget, digo que ele é bem básico, sendo apenas uma box com a foto da sua página + um botão curtir + fotos de quem são os atuais seguidores da sua página. O mesmo também é gratuito e pode ser facilmente gerado através de plugins ou mesmo na página dedicada do Facebook Para Desenvolvedores.

3# – Google+

Google+ - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Muitos não sabem, mas o Google+ exerce sobre o SEO do blog um peso relativamente grande, podendo influenciar sim no posicionamento das páginas do seu blog nos resultados de busca do Google. Então, nada melhor do que estar presente na rede social do Google, e claro, aqui também é muito bom ter bastantes seguidores na página do seu blog.

Então, conquistar mais seguidores de forma gratuita para a página do seu blog no Google+ pode ser uma excelente opção de maximizar a qualidade do seu projeto, principalmente pelo lado do SEO, e expandir o poder das suas publicações na rede social da Google. E não tem lugar melhor para conquistar seguidores de qualidade e de graça do que seu blog, através do widget do Google+ que pode ser instalado na sua sidebar.

Este widget em questão segue também o mesmo estilo do widget do Facebook, tendo a foto da sua página + botão de circular + as fotos dos seguidores atuais da sua página no Google+. Do mesmo modo, este widget é gratuito e pode ser gerado através de plugins ou mesmo pela página dedicada do Google.

4# – Twitter

Twitter - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Mesmo com queda, o Twitter ainda é uma das maiores redes sociais do mundo, tendo um número bem grande de usuários fiéis a rede social, o que não faz dela uma rede social descartável. Sendo assim, investir no Twitter ainda pode ser uma ótima opção, já que é uma rede social ao-vivo (pois não tem algoritmos que priorizam certas postagens); voltada mais para noticias; e que normalmente os usuários clicam mais nos links ali publicados.

Com isso em mente, mais o fato do Twitter ainda não ter uma forma paga eficiente de aumentar o número de seguidores, garantir mais seguidores para o perfil do seu blog de forma gratuita é algo fundamental para o seu sucesso nesta rede social. E claro, não existe jeito melhor de fazer isso do que aproveitando o espaço livre e gratuito da sidebar do seu blog, utilizando o widget do Twitter.

Neste caso, o widget oficial do Twitter nada mais é do que um botão com a mensagem de seguir o perfil do seu blog, sendo assim o mais simples de todos. Entretanto, de maneira não oficial, existe um widget que cria uma box no estilo a do Facebook e Google+ para o perfil do Twitter do seu blog.

5# – YouTube

YouTube - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Segundo maior buscador ou quarta maior rede social (só para alguns, pois eu o considero um serviço) do planeta, o YouTube só não cresce mais que o Google pois ele já pertence a essa empresa. Em outras palavras, a gigante da internet é dona do maior buscador do mundo e do maior serviço de vídeos on-line do mundo, o que faz a importância do YouTube ser extremamente grande para quem tem projetos on-line.

No caso, assim como o Google, o YouTube é gratuito tanto para quem faz o consumo ou produção de vídeos, o que qualifica assim o seu tráfego como orgânico e gratuito. Então, temos aqui uma enorme “mina de ouro”, onde podemos gerar tráfego para o nosso blog e até expandir nossa marca e engajamento através de publicações estratégicas de vídeos on-line na plataforma.

E claro, assim como vimos no Twitter, o YouTube não tem um algoritmo que limita o alcance dos seus vídeos, fazendo assim com que todos os seus inscritos de fato recebam seus novos vídeos. Ou seja, quanto mais inscritos, maior será a entrega de vídeos, o que pode gerar mais visualizações, o que no fim pode ocasionar mais tráfego ou interação com a marca do seu blog.

Sem mais delongas, indo logo ao assunto, o widget do YouTube é algo que vale muito a pena de se ter na sidebar do seu blog, pois assim sua captura de inscritos pode aumentar substancialmente. Quanto ao widget em si, o mesmo é bem simples, parecido com o modelo mais básico do Google+, sendo uma box com a logo do canal + um botão “inscrever-se” junto (ou não) do contador de inscritos no seu canal, e claro, é totalmente gratuito.

6# – Melhores ou mais populares artigos

Melhores Artigos - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Manter o usuário por o maior tempo possível nas páginas do seu blog é uma meta que todo blogueiro deve tentar cumprir, e claro, fazer isso fica muito mais fácil quando o seu usuário vê algo de interessante que desperta curiosidade do mesmo em saber mais detalhes. E neste contexto que entra o widget dos melhores ou mais populares artigos do seu blog, que localizados estrategicamente na sidebar do seu blog podem aumentar o tempo de permanência do usuário no seu blog.

Para além disso, este widget também tem uma ótima função de mostrar o que tem de melhor no seu blog, o que possivelmente será os seus conteúdos mais completos ou mais populares (acossados). Isso não só mostra ao usuário que você tem ali um conteúdo útil; relevante e de qualidade, mas também que tem algo que é diferenciado e que vale a pena dar uma olhada. Ou seja, os acessos nos seus artigos e sua autoridade também aumentarão.

Por fim, falando do widget em si, o mesmo é basicamente uma lista com o título dos artigos que são os melhores ou mais acessados, tendo em alguns casos como opcional a exibição de uma pequena parte inicial do artigo ou a sua respectiva thumbmail ao lado. O mesmo pode ser encontrado na web através principalmente de plugins gratuitos e alguns pagos ou já de forma nativa em alguns templates premium.

7# – Assinar newsletter

Assinar Newsletter - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Capturar e-mails nos dias de hoje nunca foi tão importante, pois com uma grande lista de e-mails de qualidade você tem uma enorme oportunidade de fazer mais vendas; gerar mais tráfego e ter um maior impacto social na internet, coisa que a anos atrás era muito pouco explorada e até mesmo complicado de se fazer. Para além disso, o e-mail marketing hoje é o meio com maior retorno sobre o investimento (ROI), já que ele é barato e se bem feito gera ótimos resultados.

Mas, assim como nas redes sociais, o e-mail marketing é movido através dos inscritos nas suas listas de e-mails, pois sem eles não existe público para se interagir e aplicar algum tipo de ação. Então, capturar cada vez mais e-mails é a melhor forma de aumentar os resultados do seu e-mail marketing, e se essa captura for de gratuita as coisas ficam melhor ainda. E claro, não existe melhor lugar para capturar e-mails de graça do que o seu blog, principalmente utilizando um widget de assinar newsletter na sidebar.

Agora falando do widget em si, o mesmo nada mais é do que uma box com um pequeno texto + caixa de captura do seu serviço de e-mail marketing + botão para realizar a ação de assinatura. De forma opcional, podemos ter essa box no estilo flutuante (que segue a decida/subida da página) e um pequeno texto embaixo do botão de assinatura sobre as políticas de SPAM.

Finalizando, este widget pode ser encontrado em templates premium ou feitos sob-medida com muita facilidade, além de também estar disponível na internet através de plugin pagos. Fora isso, não encontrei nenhum meio gratuito e fácil de instalar este widget em seu blog.

8# – Botões de setores

Botões de Setores - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Este widget é novo e já é mais voltado para conversões, o mesmo vem se popularizando nos blogs do Brasil, e o melhor disso tudo é que ele pode aumentar o número de páginas visitas; tempo nas páginas; captura de e-mails; vendas; etc. Então, apesar de ser algo que poucos usam ainda, já que só tem em alguns templates premium ou feitos sob-medida, não é uma má opção tentar utilizar este widget no seu blog, independente do nicho que ele esteja.

No caso, o widget de botões de setores funciona mais como um menu rápido em forma de botões, seja para páginas especiais ou de captura; ou mesmo de categorias do seu blog. Isso trás ao blog mais usabilidade, já que os visitantes tem ali de forma bem mais clara e visível um acesso rápido ao que eles possivelmente querem saber mais ou que despertou a curiosidade deles.

Concluindo, devo só mencionar que não vi nenhum lugar disponibilizando este widget de graça ou de forma paga, o que faz de seu uso limitado a apenas aqueles que pagarem um desenvolvedor para fazer algo sob-medida ou que usarem um template onde este recurso vem de forma nativa.

9# – Pesquisa/Busca

Busca/Pesquisa - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

Não é um dos widgets mais importantes, mas com toda certeza é um dos mais úteis, pois se tem algo chato em um site/blog é não conseguir fazer uma busca pelo conteúdo que deseja. Para além disso, o widget de pesquisa/busca fica muito mais útil ainda quando o seu template não oferece um campo de pesquisa/busca nativo, sendo assim uma opção ideal para sidebar, já que ela é um ponto bem visível do blog e que aparece em todas as suas páginas.

Para além disso, quem também gosta da busca personalizada do Google para websites vai poder usar, bastando adicionar os códigos e páginas necessárias para funcionar esta pesquisa de terceiros no seu blog. Mas fica um aviso, este widget de pesquisa do Google é mais complexo; nem sempre mostra bons resultados; e em certos casos pode sobrecarregar mais o seu servidor, o que me leva a recomendar o widget de busca nativo do WP.

10# – Banner

Banner - Widget na sidebar | 10 melhores widgets para blogs em WordPress.org

De todos os widgets que eu já citei mais acima, o banner com toda certeza é o último por um bom motivo: ocupam muito espaço e sua conversão normalmente é muito baixa na sidebar. Então, antes de pensar instalar este widget na sidebar do seu blog, tente utilizar pelo menos todos os widgets anteriores citados, pois todos serão muito mais úteis e melhores que este ao meu ver.

Mas, caso ainda queira utilizar o banner na sidebar, devo avisá-los que basta adicionar uma imagem na sidebar com um link, e assim você adiciona um banner na sidebar do seu blog. Ou seja, nada muito complexo e demorado, qualquer um com conhecimentos básicos no WordPress pode facilmente adicionar este widget na sidebar, que no caso seria o Texto/HTML.

Por fim, se for utilizar mais de um banner, tente pelo menos separá-los para poder aproveitar melhor todos os locais visíveis da sidebar do seu blog. Vale também dizer que se for banner com linkagem para programas de afiliados, o ideal é utilizar link NOFOLLOW nele, para evitar penalizações de SEO vindo do Google.

Aproveitando que estamos falando novamente de SEO, não deixe de conferir este artigo abaixo, pois aborda assuntos bem interessantes!

Conclusão

Como falei no começo deste super artigo de hoje do Mais Blog, a publicação deste conteúdo tem o objetivo de mostrar que a sidebar do blog não é para ter qualquer coisa, mas sim para exibir de forma estratégica widgets de alta qualidade e que vão trazer algum tipo de resultado. Então, espero que através desta lista bem detalhada você agora mude a sua sidebar para melhor, evitando widgets desnecessários como o “Meta” ou “Arquivos”, que simplesmente não tem função alguma ao seu visitante/leitor.

Por fim, se você quiser adicionar mais algum widget que considera interessante, aproveite agora para fazer isso nos comentários abaixo. Também não guarde suas dúvidas para si mesmo, comente abaixo e logo responderei a você. Até! 😉

10 melhores widgets para blogs em WordPress.org [USE-OS JÁ!]
4.4 (11 votos)
  • A única coisa que me interessou e que achei de diferente foi os ‘Botões de Setores’. Achei que iria disponibilizar algum plugin que fizesse isso.. =/

    • Olá Gleidson!

      Infelizmente não existe nenhum plugin gratuito ou pago do tipo, apenas encontre tal widget em templates premium de forma nativa. Então, não coloquei nenhuma referencia por causa disso.

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

    • Um pouco de HTML + CSS é suficiente para montar um menu assim. Pode-se criar o HTML em um widget de texto e o CSS no editor.

      A ideia desse widget é bacana, e seria interessante ser adicionado sem plugins.

      Ótimo post Gustavo!

      Abraços!

      • Olá Rodrigo!

        Sim, quem tem uma habilidade em HTML e CSS pode fazer muito rapidamente e facilmente um widget como este dos botões, porém isso é limitado a quem tem este conhecimento.

        Então, o resultado é que não temos ainda nenhum tipo de gerador ou mesmo plugin para poder instalar este widget no blog de uma forma simples, o que me fez não citar nada da web.

        Por fim, obrigado ao seu elogio e espero que retorne ao blog novamente! 😉

        Até!

  • Luanna Cabral

    Ola Gustavo, seu artigo e explicaçao foi muito bem explicativo

    • Olá Luanna!

      Que bom ter passado a mensagem para ti. 😉

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • Maria Campos

    Gustavo suas dicas estão me ajudando muito, pois estou iniciando no marketing digital, parabéns por compartilhar seu conhecimento!!

    • Olá Maria!

      É um enorme prazer ajudar quem está começando com conteúdo útil e de qualidade como os que estou postando aqui no Mais Blog.

      Espero que volte mais vezes ao meu blog para aprender mais! 😉 Até!

  • Thiago Sales

    Gustavo tudo bem? Muito bom artigo! Aproveito para tirar uma dúvida: Sobre o Widget Autor, para quem está de fato iniciando, seria interessante colocar a “cara” lá mesmo não tendo ou sermos a referência (ainda) naquilo que iniciamos?

    • Thiago, sei que a dúvida é para o Gustavo, autor do artigo, mas me intrometendo: sim, é interessante colocar a cara, pois se você não for uma referência, você será e é bom que as pessoas saibam que foi você quem escreveu aquele artigo com bom conteúdo e que atraiu leitores.

      • Olá Kevin!

        Faz tempo que não te vejo na web amigo. É bom ver que a galera das antigas ainda anda acessando os blogs dos amigos.

        Espero contar contigo mais vezes aqui. Obrigado pelo o seu comentário, até!

        • E aí, Gustavo, de boa?

          Então, cara, estava sumido da blogosfera mesmo, mas voltei e se tudo der certo, pra ficar. Pode ter certeza que eu virei mais vezes, sim. Preciso voltar a me socializar com a galera das antigas.

          É bom saber que você ainda está na ativa.

          Abraços.

          • É isso ai cara, vamos partir para os novos projetos!

            Boa sorte na retornada! Até!

          • Muito obrigado, brother.

            Se precisar de ajudar, estamos aí! Até mais 😉

    • Olá Thiago!

      Completando a resposta do Kevin, devo dizer igualmente que SIM!

      Primeiro porque é sempre bom que os seus leitores saibam que por trás daquele blog existe um ser humano como eles, de verdade; com sentimentos; etc.

      Segundo, se você quer ser referencia em algo, nada mais lógico do que sempre ter mostrado sua cara. Até porque, alguém só é referencia quando é conhecido antes e depois de ter conseguido tal feito.

      Então, novamente, SIM, acho que vale a pena. 😉

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • Só não concordo muito, sobre trabalhar com todas essas rede sociais.

    Se o blogueiro ta começando e trabalhar sozinho, vai ser impossivel ele dar conta de disponibilizar conteúdo de qualidade para todas essas redes.

    Eu falo isso porque, foi nessa de trabalhar em todas as redes que me lasquei, e acabei não fazendo nada.

    O blog em si, já bem dificil, imagina trabalhar com todas essas redes sociais!

    O melhor é escolher as que mais lhe agrada, e colocar a mão na massa.