6 motivos para abandonar um blog e vende-lo na internet

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Nos dias de hoje muitos blogueiros possuem vários blog na internet, afinal, quanto mais projetos on-line maior é a chance de se gerar renda e reconhecimento na web. O problema é que muitos blogs fazem da vida do blogueiro ser bem corrida, ficando cheia de tarefas à realizar; prazos à serem compridos; metas para serem alcançadas e compromissos à serem atendidos.

6 motivos para abandonar um blog e vende-lo na internet

Então, não fique surpreso com o que eu vou falar agora, que 94% dos blogs do mundo todo estão parados e inativos, porque seus respectivos donos não conseguiram administra-los corretamente para ficarem on-line. E isso tudo é a mais pura verdade, e garanto que você blogueiro que tem vários blogs já passou por isso alguma vez da sua vida, pois acontece com todo mundo mesmo, e não é nada anormal.

[INFO]

Existem aproximadamente 160 milhões de blogs no mundo todo, e de todos apenas 6% são atualizados pelos os seus donos com regularidade mínima de 3 meses. Pelos relatórios, são criados em média 200 à 300 mil blogs por dia, onde maioria serão abandonados na web.

Entretanto, não é apenas este motivo simples que leva muitos blogueiros a abandonarem blogs na internet, existem outros motivos que são bem maiores que estes e levam o blogueiro a se desfazer do projeto por necessidade e até mesmo obrigação lógica. E no artigo de hoje do Mais Blog vamos mostrar 6 motivos para abandonar um blog na internet, e para melhorar, mostraremos também como vendê-lo para recuperar o investimento de dinheiro e tempo no projeto que você abandonou. Confira:

1# – Quando o blog está sem atualizações

Novidades - Noticias - Publicar - Blog

As vezes deixamos nosso blog parado, seja porque estamos sem criatividade e inspiração para escrever novos artigos ou até mesmo porque não temos tempo para produzir conteúdo de qualidade para aquele projeto, e assim prejudicamos o nosso blog em todos os sentidos. No caso, sem atualização o blog fica perante aos buscadores irrelevante, e para os leitores sem conteúdo interessante, o que faz ele se tornar inútil para ambos.

E deixando essa falta de atualização por um tempo muito alongado, como mais de 2 meses, é obvio que o resultado será extremamente ruim para o seu blog, pois fica a impressão que o mesmo está de fato abandonado pelo o seu dono. E isso causa danos sérios e irreversíveis para o seu blog, pois os buscadores irão rebaixa-lo e desvaloriza-lo, como também seus leitores deixarão de acompanhar o seu blog para ir no seu concorrente que está atualizado.

Em resumo, um blog sem atualização raramente voltará a ter bons resultados, pois seu tráfego foi brutalmente reduzido e sua relevância para os leitores antigos está baixíssima. Assim, a melhor alternativa é abandonar o blog e vendê-lo, pois só com muito trabalho e dinheiro para fazer um blog parado voltar ao que era antes, coisa que não vale muito a pena.

2# – Quando o blog está fora de foco

Alvo - Fechas - Perda de Foco

Um blog fora de foco é aquele projeto em que seu dono não consegue seguir uma linha editorial que condiz com o nicho que o blog atua, o que faz artigos de assuntos totalmente aleatórios e sem nexo com o nicho serem publicados, o que para os leitores não é nada relevante. E não são apenas os leitores que acham estes artigos irrelevantes, para o Google e demais buscadores não é algo interessante ter um blog que publica de tudo, o que faz o blog perder posições nos resultados de buscas.

Para piorar mais ainda a situação de um blog que está fora do foco, quando ele começa a crescer e você ainda continua com ele fora do foco, a situação dele piora cada vez mais. Ou seja, os leitores começam a ser menos qualificados; o tráfego diminui drasticamente; a taxa de rejeição então aumenta muito; os links apontados para o projeto começam a ser de má qualidade; e no geral o projeto todo começa a ficar ruim e inviável financeiramente também.

Então, nestes casos, a solução teria que ser a total reformulação do blog, o que pode resultar em ter que apagar muitos conteúdos; investir em um novo nome e domínio; optar por fazer um SEO melhor; etc, que no fim das contas é começar tudo do ZERO. Ou seja, ou é fazer isso, ou do modo mais prático é tentar vender o projeto para alguém que tenha interesse, podendo assim recuperar uma parte do seu investimento e usa-lo para criar um novo projeto (corretamente agora).

3# – Quando o blog perde a qualidade

Qualidade - Lupa - Foco

Um blog perde a qualidade quando o blogueiro que o administra não investe em fazer um bom conteúdo, ou então não usa um bom template no blog, ou não otimiza os artigos com escrita fácil e ao mesmo tempo com bom SEO, por exemplo. Em outras palavras, um blog sem qualidade é o resultado da má administração de seu dono, que não conseguiu fazer daquele projeto algo que mereça a visita de leitores ou buscadores, causando assim a ruína do blog em todas as direções.

Neste caso, existe todo o tipo de dificuldade para tentar solucionar os problemas desse blog, pelo o fato de não ser apenas uma coisa que impede do blog ter futuro, mas sim diversos fatores que podem ser desde domínio e nome até mesmo SEO e nicho. Dessa forma, para trazer o blog a padrão de qualidade aceitáveis, é preciso investir dinheiro com melhorias no projeto, algo que poderá sair bem caro as vezes e nem sempre dar resultados satisfatórios.

Então, nestes casos quando a qualidade é perdida no blog, o melhor mesmo é abandona-lo para evitar custos maiores que não trarão benefícios. E para recuperar o que já foi gasto e não conseguiu recuperar com o blog enquanto esteve on-line, a melhor alternativa é vende-lo mesmo.

4# – Quando o blog perdeu visitas, leitores e o sucesso

Seta - Gráfico - Queda - Quebra - Declino

As vezes o blog pode ter um bom template, ser atualizado regularmente, possuir um bom SEO, entre outras coisas que não o desqualifique teoricamente. Mas existe a possibilidade do nicho em que você opera já ser bem saturado e com grandes concorrentes on-line, e isso não é um problema do seu blog ou da sua administração, mas faz com que o seu projeto perca visitas; leitores e o sucesso que tinha para os concorrentes.

Neste caso, seu blog não está dando resultado porque realmente não tem leitores suficientes para isso, e assim o seu sucesso também fica enfraquecido naturalmente. Em outras palavras, é como se você fosse o Yahoo competindo com o Google, quem chegou primeiro conquistou o mercado e assim o mais fraco fica sem resultados para se sustentar, o que o faz cair no fracasso.

Então, a melhor coisa a se fazer é abandonar o blog e procurar vende-lo para alguém, para que o seu tempo; dedicação e dinheiro investido no projeto volte com o lucro da venda. E claro, com o valor ganho poderá montar um novo projeto, que poderá estar em um nicho menos concorrido o que pode levar a um novo sucesso.

5# – Quando você perdeu a vontade de trabalhar no blog

Depressão - Chateado - Decepcionado - Pessoa

Por fim, esse aqui é um dos motivos mais comuns para se abandonar o blog nos dias de hoje, que é a perda de vontade de trabalhar com o blog, algo que que acontece tanto com blogueiros iniciantes quanto com os mais experientes. E isso ocorre pelos mais variados motivos, desde falta de motivação para continuar com o blog até mesmo o baixo retorno sobre os investimentos que o blogueiro aplicou no projeto.

Ai o problema em si não está no blog, mas sim na relação do blog com o blogueiro, o que pode acarretar em conteúdos com qualidade menor ou então a não atualização do blog e suporte aos seus leitores. E claro, essas ações cometidas por quem está por trás do blog só fazem o projeto piorar mais ainda, apesar do mesmo ter tráfego; conteúdo de qualidade; gerar dinheiro; ou todos os requisitos que compõe um blog de qualidade e sucesso.

Então, se não tiver mais jeito a sua relação com o seu blog, e a sua vontade de jante-lo não existir, a melhor coisa a se fazer mesmo é passar o projeto para alguém que queira cuidar dele. Neste caso, a venda do projeto pode ser até mais fácil e lucrativa, já que normalmente o blog em si é bom, o que não estava dando certo era o seu administrador (blogueiro).

6# – Quando o blog não lhe trás retorno financeiro

Sem Dinheiro - Quebrado - Falido

Se você é um profissional, ou como muitos andam agora dizendo, empreendedor digital, acredito que o objetivo final do seu blog seja pelo menos contribuir com alguma ajuda financeira para você. E claro, é natural que boa parte dos blogs da web não gerem uma quantia significativa de dinheiro para manter seu estilo de vida, o que faz só poucos blogueiros terem blogs que de fato geram renda on-line para eles.

Entretanto, um blog basicamente não gasta muito dinheiro para operar, já que ele só precisa de um domínio e uma hospedagem de sites, o que no geral custa muito pouco. Então, mesmo com ganhos mínimos através dos blogs, boa parte dos blogueiros por ai conseguem pelo menos manter o blog on-line de forma sustentável, sem dar prejuízos a ele.

Agora se o seu blog já não lhe trás mais retorno financeiro, significa que o mesmo não está gerando lucro e nem se quer está se auto-pagando, mas pelo contrário, o mesmo está dando despesas e gastando dinheiro do seu bolso. Nestes casos, o blog não começa a ter nenhuma vantagem para você, e a solução mais lógica é abandonar o projeto e vende-lo o quanto antes, para recuperar o prejuízo perdido com o projeto on-line.

Solução: Vender o blog e ganhar dinheiro!

Falei e falei em cada um dos tópicos acima que vender o blog para ganhar dinheiro nos casos citados é a melhor opção, e de fato, esta opção é a melhor em termos de tempo e financeiramente. Entretanto, não mencionei como você vai fazer esta venda, o que pode ter gerado algumas duvidas, como: Onde eu vendo meu blog? Tenho que vender o blog e o domínio? Tenho que passar a hospedagem de sites também?

Bom, respondendo a essas possíveis dúvidas, montei aqui abaixo alguns sub-tópicos que explicam de uma maneira mais detalhada o processo de venda dos blogs. Confira:

1# – Como eu vendo meu blog?

Um blog pode ser vendido de diversas maneiras, pois basicamente não existem normais e nem regras para padronizar isso, o que permite a você usar a sua criatividade nesta hora. Mas é claro que no geral um modo é o mais comum e tradicional, no caso, a venda dos blogs normalmente é feita com o domínio + blog.

Então, no modo tradicional de venda, você estará vendendo o seu domínio junto com todos os artigos; comentários; arquivos; etc do seu blog. Como opcional, pode-se vender o template do blog junto, além de outros recursos e ferramentas, como plugins premium/pagos, por exemplo. A hospedagem de sites também pode ser passada ao novo dono, mas isso é fica para a sua escolha, e não é muito usual.

[OBSERVAÇÃO]

No caso de transferencia de domínios, é preciso passar a sua titularidade ao novo dono, e este processo em alguns casos pode ser demorado. No caso, os domínios .BR registrados no Registro.br ou em empresas privadas é comum ter que entregar cópias de documentos ou assinar termos e mandar pelo o correio, o que resulta na lentidão da transferencia.

Mas, para quem registra domínios não nacionais, ou seja, aqueles que não levam o .BR no domínio, o processo de transferencia é bem mais simplificado e rápido. No caso, a demora pode ser de no máximo alguns dias, e normalmente é tudo feito on-line mesmo.

2# – Onde eu vendo meu blog?

A venda de blogs é algo que vem crescendo muito por toda a internet, e claro, agora existem diversas formas diferentes de se vender blogs na web. Entre elas contamos com sites especializados de vendas de sites/blogs, ou então grupos no Facebook para negociações, ou por fim o tradicional boca-a-boca.

É claro que aqui se aplica o fato de que as chances de vendas aumenta no último caso que citei, afinal, a venda boca-a-boca é super tradicional a gerações e sempre pode dar boas negociações. Mas, como segunda opção, algo que também pode fazer seu blog ser vendido rapidinho é através dos grupos no Facebook, que também tem bons negociadores; compradores e vendedores.

Conclusão

Espero ter lhe mostrado aqui neste artigo de hoje do Mais Blog que as vezes a melhor opção não é ficar com o seu blog, mas sim abandona-lo e vende-lo. Apesar de isso parecer algo dificil para alguns, devido ao apego e até criação de laços sentimentais com os blogs, em alguns casos é de fato necessário que você se livre do seu blog.

É claro, eu sempre recomendo de todas as formas possíveis que tente sempre concertar seus erros antes de chegar a um ponto tão critico que é vender o projeto, mas nem todos conseguem fazer isso. E para ajudar esses blogueiros, também fiz uma parte bem detalhada de como vender o blog, o que pode ajudar muitos a fazer este procedimento mais facilmente, além de sanar algumas dúvidas populares sobre o assunto.

Concluindo, caso queira ainda rever os 6 motivos para abandonar um blog e vende-lo na internet, deixo abaixo os links para os seus respectivos tópicos:

  1. Quando o blog está sem atualizações
  2. Quando o blog está fora de foco
  3. Quando o blog perde a qualidade
  4. Quando o blog perdeu visitas, leitores e o sucesso
  5. Quando você perdeu a vontade de trabalhar no blog
  6. Quando o blog não lhe trás retorno financeiro
  7. Solução: Vender o blog e ganhar dinheiro!

Para encerrar, fique a vontade para comentar abaixo sobre o artigo de hoje ou tirar suas dúvidas, eu terei o maior prazer em lhe responder. E claro, se gostou do artigo de hoje, mostre isso para nós, dê um +1 ou curtir aqui neste artigo através dos botões sociais, ou então compartilhe este artigo com seus amigos e pela web. Até!

6 motivos para abandonar um blog e vende-lo na internet
3 (1 voto)