Hotmart vs ClickBank – Qual o melhor para usar?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Dia após dia temos um novo curso ou treinamento surgindo na web, seja de marketing digital ou até mesmo de adestramento de cães, o mundo dos infoprodutos nunca teve tão em alta quanto esta hoje. Mal vemos o lançamento de um treinamento e daqui alguns dias temos outro lançamento surpreendentemente incrível, e assim por diante.

Hotmart vs ClickBank

A quantidade de cursos on-line, e-books, vídeo aulas, e outros infoprodutos que estão sendo lançados na internet está literalmente GIGANTE, chegando ao ponto de termos até 2 ou 3 lançamentos diferentes em um único dia. E claro, nem preciso dizer que tudo isso é feito através das plataformas de produtos digitais, seja as que temos aqui no Brasil ou até mesmo algumas estrangeiras.

E quem já está mais por dentro desse mundo, deve saber quais são os 2 nomes mais populares hoje em dia no Brasil e no exterior quando se fala de plataforma de produtos digitais, que é o Hotmart e o ClickBank. Ambos tem o mesmo propósito, e operam também fora e dentro do Brasil, mas são bem diferentes em alguns pontos, coisa que vamos tratar hoje aqui no Mais Blog.

Hotmart:

Hotmart - Logo

Startup totalmente brasileira, fundado pelo João Pedro Rezende em 2009, o Hotmart é uma plataforma de e-commerce de produtos digitais. Nela pode-se comprar, vender e afiliar-se a produtos digitais, que vão desde cursos até mesmo softwares. Confira logo abaixo mais detalhes e características dessa plataforma de produtos digitais:

Já é conhecido e super popular no Brasil

O Hotmart foi a primeira empresa brasileira a comercializar em larga escala produtos digitais, e atualmente é a maior e mais popular empresa desse setor no Brasil. Com isso, não é difícil encontrar informações do mesmo por aqui, já que foram feitos centenas de vídeos e artigos falando do Hotmart.

Isso sem contar com os cursos, e-books e até guias rápidos que ensinam como usar o Hotmart para comprar, vender ou até ser afiliado. Ou seja, podemos concluir que aqui no Brasil o Hotmart já está super diceminado e conhecido por qualquer um da web. E quem não o conhece, rapidamente pode conhece-lo através desses montes de informação.

100% pensado para o público brasileiro

Brasil - Bandeira formato natureza

Desde que foi lançado só para alguns usuários beta, o Hotmart já era todo pensado e voltado para operar no Brasil, isso porque o seu fundador brasileiro estabeleceu como objetivo explorar esse nicho de infoprodutos inicialmente só por aqui. Isso faz com que toda a plataforma seja voltada para o público brasileiro, desde design até mesmo a parte de pagamentos é especialmente feita para nós.

E claro, isso é EXCELENTE, pois o modo como o brasileiro compra hoje na internet é bem diferente do americano ou do europeu, pois aqui ainda é muito novo esse ramo de negócios digitais e compra pela internet. E através de uma plataforma com pagamentos nacionais; suporte especializado; garantia assegurada; design simples e fácil, a chance de ter um compra pelo o usuário é bem maior.

O Hotmart permite compras com o boleto bancário, uma das maneiras mais populares de se pagar algo no Brasil. Além disso, oferece 30 dias de garantia incondicional, o que também é algo que o brasileiro gosta. Para finalizar, contamos com suporte especializado via e-mail e telefone.

Resumindo, tudo no Hotmart está perfeitamente feito e pensado para o nosso público, e isso faz com que hoje essa seja uma das melhoras plataformas de produtos digitais para se trabalhar aqui. Gerando não só resultados para os produtores, como também para afiliados, deixando todos no lucro.

Muito simples para compradores e vendedores

Como disse mais acima, o Hotmart é para quem quer comprar ou vender produtos digitais aqui no Brasil, e uma das suas maiores vantagens é a sua simplicidade e facilidade na hora de usar a plataforma. Tanto na hora de comprar ou vender, o Hotmart tem todo um processo muito simples, onde que tudo está muito bem claro e sem aqueles formulários e passos-a-passos desnecessários e chatos.

No Hotmart basta você digitar seu nome, CPF e e-mail para realizar uma compra. Além de escolher uma forma de pagamento para pagar o produto.

Com isso, na hora da compra de um infoproduto pelo o Hotmart, o usuário só precisa digitar alguns dados básicos dele, o que agiliza a compra e aumenta a conversão de vendas. Já para os afiliados e produtores, tudo também segue o mesmo processo, bastando clicar em alguns links e botões e já podendo comercializar o seu produto ou de terceiros na web.

Para ser afiliado de algum produto, basta pesquisa o produto desejado, e clicar no botão promover. A afiliação é feita na hora se permitido pelo o produtor, ou depois manualmente caso seja, o que faz um processo super simples.

Ou seja, aqui não existe complexidade para nenhum dos lados, é tudo muito intuitivo e fácil de se usar. Coisa que também se deve a estrutura do Hotmart, que é toda intuitiva e simples, podendo ser usada por qualquer tipo de usuário.

Grupo Buscapé está por trás deles

 Buscapé - Logo

Uma coisa que não é tão importante para todos, mas que tem um grande peso para o mundo empresarial e corporativo, é o fato de que o Hotmart é uma das empresas do grupo Buscapé. Isso aumenta a reputação dessa plataforma on-line, pois tem o apoio e suporte de uma empresa forte e grande como a Buscapé.

Graças a isso, o Hotmart tem algumas coisas que outras empresas do mesmo ramo não podem oferecer, como por exemplo um pagamento mais rápido e seguro através do Bcash. Como o processador de pagamento e a plataforma de produtos digitais são do mesmo grupo, ambos estão interligados, e isso agiliza a troca de dados, permitindo pagamentos mais rápidos; com taxas baixas e totalmente seguros.

[Produtores] Vantagem de +160 mil afiliados

Para concluir, a última característica do Hotmart é voltado só para quem é produtor de produtos digitais, já que no Hotmart estão mais de 160 mil usuários cadastrados como afiliados. Ou seja, na hora de lançar um produto novo, todo esse público pode se afiliar para revender, como também comprar e gerar lucro direto para você.

Esse número faz do Hotmart atualmente a maior plataforma brasileira de afiliação, já que não existe tal empresa com um número tão expressivo como esse. E para melhorar, a cada dia cresce mais ainda esse número, o que faz você ter sempre uma maior possibilidade de afiliações e vendas no Hotmart.

ClickBank:

ClickBank - Logo

Operando desde 1998, a ClickBank possivelmente foi uma das primeiras empresas do mundo a comercializar apenas produtos digitais pela internet, e atualmente deve ser uma das maiores empresas do mundo nesse segmento. Vale dizer que na ClickBank encontramos uma boa variedade de produtos digitais, entre eles cursos e também muitos plugins e softwares, fora outros tipos de produtos digitais. É possível também ser afiliado, vendedor ou comprador na ClickBank.

Novo aqui no Brasil

Estreando oficialmente aqui no Brasil só em 2013, o ClickBank não é a plataforma de produtos digitais mais conhecida por aqui, devido ao fato de ter chegado já na “era pós Hotmart”. Ou seja, o mesmo ainda é bem desconhecido por todos, tanto produtores quanto compradores, e isso se deve a dominação que o Hotmart tem sobre esse segmento no Brasil.

Dessa maneira, apenas com 2 anos aqui no Brasil, o ClickBank não teve grandes evoluções como o Hotmart, fazendo com que ele fique cada vez mais para trás de seu concorrente. Então, no momento, cada vez mais estamos distantes do ClickBank e indo mais para o Hotmart.

Poucos produtos nacionais

USA/EUA - Nação

Como disse mais acima, o ClickBank só está aqui no Brasil a 2 anos, com isso o mesmo não conta com muitos produtores brasileiros, e isso faz com que produtos nacionais na plataforma sejam bem poucos. Para ser mais sincero, devo dizer que são além de poucos, indo mais para a raridade.

E para piorar a situação, os poucos produtos o qual achamos não são de grandes profissionais ou mesmo tem uma boa qualidade, o que faz a plataforma perder mais pontos com nós. O que mais podemos achar atualmente no ClickBank são produtos voltados para o mercado americano, no máximo achamos alguns produtos de Portugal que podemos aproveitar aqui no Brasil.

Um exemplo de produto digital de Portugal que podemos usar aqui no Brasil é o plugin do Antonio Faneca, que é voltado para otimização de SEO em posts do seu blog em WP. Veja mais detalhes do SEO SUPER POSTs clicando aqui.

Então, tanto para quem quer ser afiliado ou comprar algo no ClickBank, posso já adiantar que será difícil achar algo brasileiro ou em português lá que te interesse. No momento, essa é a realidade por lá, mas com o passar do tempo é provável que mais produtos possa vir a surgir, mas isso demorará um pouco.

[ATUALIZAÇÃO – 01/04/2014]

Recentemente houve o lançamento de um produto digital no ClickBank que realmente é para nós brasileiros, pois o mesmo foi feito pelo Juliano Abrahão, um empreendedor digital que vem ganhando espaço na web. O produto é o Alpinista Digital, com foco em ganhar dinheiro com infoprodutos.

Ser comprador, afiliado ou vendedor é diferente aqui

Na ClickBank o modo como somos afiliados, compradores e até produtores tem uma certa diferença com o Hotmart. Pois lá, você estará em uma plataforma que é mundial, ou seja, seu produto estará disponível para compra, venda ou afiliação por qualquer pessoa do planeta.

E isso leva a vantagens e também desvantagens, pois em uma plataforma global, o foco não é em um público especifico, mas sim no geral. Com isso, temos algumas dificuldades na hora de atuar com o ClickBank no Brasil, como a ausência de formas de pagamentos nacionais; suporte brasileiro; design mais simples e fácil; entre outras coisas que implicam para nosso público.

O ClickBank não oferece o boleto bancário, umas das formas mais populares de pagar algo no Brasil. O design do mesmo não é tão simples e bonito como o do Hotmart, além de não ser intuitivo na navegação.

Isso não é um erro grave do ClickBank, pois não é culpa dele ter que se adaptar a todo público de cada país que ela chega, mas afeta nos resultados finais de afiliados e produtores do Brasil. Mas, para além disso tudo, o mesmo também é bem mais complexo que o Hotmart, e isso pode dificultar o uso para os brasileiros, que ainda estão embarcando no mundo dos negócios digitais.

Falta de formas de pagamento nacionais

Boleto Bancário - ícone

Apesar de tudo o que já falamos anteriormente, infelizmente a ClickBank peca em algo que aqui no Brasil é fundamental para se realizar mais vendas, que é formas de pagamento nacionais. Digo isso por uma causa simples, atualmente aqui no Brasil o boleto bancário é uma das formas mais populares de pagar algo on-line ou off-line, e o mesmo não está no ClickBank.

Com isso, fica claro que o ClickBank já está com uma grande desvantagem não só com o Hotmart, mas com qualquer um que ofereça as formas de pagamento usadas aqui no Brasil. Porém, não podemos desmerecer tudo, o ClickBank permite o uso de cartões de credito VISA e MasterCard, o que ainda pode garantir vendas por aqui no Brasil.

[Produtores] Base de afiliados brasileiros é baixa

Se você é produtor, bom, caso seu público esteja no Brasil, esqueça em querer ter centenas ou milhares de afiliados, pois a base do ClickBank ainda é bem baixa de afiliados brasileiros. E claro, isso pode prejudicar muito o seu negocio, já que menos afiliados representa menos divulgação e assim menos vendas.

Agora se seu produto tem um público alvo para outros países, como EUA ou Portugal, pode-se considerar na melhor plataforma de produtos digitais on-line. Pois nesse caso, o ClickBank tem milhares de afiliados prontos para começar a promover o seu produto na web.

Conclusão: Qual usar?

Hotmart vs ClickBank

Serei bem sincero e direto aqui, a minha recomendação é optar pelo o Hotmart, tanto para quem quer comprar; se afiliar ou vender algo digital para o público brasileiro. Isso porque o mesmo é atualmente o que domina o mercado nacional de produtos digitais, além de ser o mais preparado para o nosso público.

O ClickBank opera aqui no Brasil, tem sim alguns produtos nacionais, e tem até uma certa quantidade de afiliados por lá, mas ainda não é popular e adaptado para o Brasil. Isso impede muitas coisas na hora de se lucrar com essa plataforma de produtos digitais, o que faz dela uma má opção para quem quer vender aqui no Brasil produtos digitais.

Em resumo, use o Hotmart, pois por enquanto é ele que está quente e em alta na web. E como diz o ditado, “no time que está ganhando não se mexe”, e eu acho que nesse caso é a pura verdade, em optar-se por uma plataforma nacional do que a estrangeira.

E você, qual usa?

Sim, eu sei que critiquei muito o ClickBank, e fiquei aqui apenas dando pontos positivos para o Hotmart. Mas quero saber de você, qual é a melhor plataforma de produtos digitais que você usa?

Hotmart, ClickBank, ou outra que não seja essas 2 que citei? Comente aqui abaixo e compartilhe sua opinião com todos nós!

Hotmart vs ClickBank – Qual o melhor para usar?
4.6 (7 votos)