3 melhores ferramentas para monitorar estatísticas do blog

Tempo de leitura: 8 minutos

Quando temos um blog na internet, uma das coisas mais importantes que devemos saber sobre o mesmo são as estatísticas, já que são elas que vão nos revelar como o nosso projeto está se desempenhando para o nosso público e objetivos estipulados. Entretanto, é justamente nesta parte tão fundamental da administração do blog que muitos falham, não utilizando ferramentas para monitorar as estatísticas do blog ou optando por soluções de baixa qualidade e eficiência.

3 melhores ferramentas para monitorar estatísticas do blog de graça

O resultado daqueles que não fazem o monitoramento das estatísticas do blog vão desde não saber quantos acessos o seu projeto teve até mesmo qual é a taxa de rejeição que o mesmo está sofrendo atualmente. E para aqueles que usam ferramentas de monitoramento de baixa qualidade, os resultados até existem, mas podem fugir muito da realidade e ainda serem muito mal detalhados, o que pode resultar em problemas para a sua gestão atual e futura do seu blog.

Então, a solução para isso tudo é bem simples, que é utilizar ferramentas para monitorar as estatística do blog que sejam da mais alta qualidade, podendo revelar para você relatórios completos e mais fieis a realidade em que seu blog está. Mas ai vem a famosa pergunta que muitos fazem para eu: Onde eu encontro essas ferramentas na internet?

Bom, de maneira simples, basta fazer uma busca no “papai” Google que você pode encontrar milhares de resultados, desde serviços on-line até mesmo plugins para o seu blog. Mas sei que para muitos essa tarefa pode ser complicada por diversos fatores, então, fiz o artigo de hoje juntando as 5 melhores ferramentas para monitorar estatísticas do blog. Confira:

1# – Google Analytics

Google Analytics - Ferramentas para monitorar estatísticas do blog

Quando falamos de sites, é impossível que não tenha algo do Google relacionado com o tema, e neste caso não é nem um pouco diferente, já que o Google é nada mais e nada menos dona da mais completa e gratuita ferramenta de monitoramento de estatísticas de sites/blogs. Ou seja, se você quer saber TUDO de forma detalhada e ao mesmo simplificada para você entender, saiba que esta ferramenta é o Google Analytics.

Nesta ferramenta encontramos relatórios de tudo que você quer saber sobre o seu blog, desde o que está ocorrendo naquele exato instante até mesmo o que aconteceu anos atrás, tudo mostrado em formas de gráficos e relatórios precisos. Ou seja, você pode saber por exemplo: quais são os públicos; quais são suas fontes de tráfego; quais são suas páginas mais acessadas; qual é a sua taxa de rejeição; qual é o tempo médio de permanência nas páginas; etc sobre o seu blog.

Fora isso tudo, o Google Analytics é uma ferramenta super simples de se instalar no blog, onde que qualquer um pode facilmente e rapidamente realizar essa tarefa, já que basta adicionar um pequeno código no template do seu blog ou optar por usar as integrações existentes em templates e plugins compatíveis. Outro detalhe importante sobre a instalação do Google Analytics no seu blog é o fato do mesmo não deixa-lo lento, coisa que ocorre com outros serviços de má qualidade.

Por fim, devo mencionar que o Google Analytics trás enormes vantagens para nós brasileiros, começando pelo o fato da ferramenta estar toda traduzida com muita perfeição para o Português do Brasil, o que já pode quebrar muitos barreiras de diversos usuários. Para além disso, é tradicional o ganho de cupons para anunciar no Google Adwords quando se cria uma conta nova no Google Analytics, o que no fim das contas é um bônus bem interessante.

[EXTRA]

Existem alguns apps do Google Analytics não oficiais disponíveis para iOS, Android e Windows Phone. Estes podem lhe ajudar a ver suas estatísticas de uma forma mais reduzida em seu smartphone ou tablet, o que é muito bom para quem precisa saber disso e não quer ficar preso a um computador.

2# – Histats

Histats - Ferramentas para monitorar estatísticas do blog

Uma das ferramentas gratuitas mais populares entre os sites e blogs de pequeno e médio porte dos EUA, o Histats, é considerado um dos principais concorrentes atuais do Google Analytics, pois (segundo rumores) o mesmo mostra visitas que o Google Analytics não contabiliza em seu sistema. Então, o mesmo encontra-se na posição de segundo lugar em nossa lista, já que pode ser considerado a ferramenta “tira-teima” ou secundaria de seus projetos.

Mas agora falando da ferramenta em si, já podemos destacar que a mesma também é bem detalhada, não no mesmo nível do Google Analytics, porém não deixa muito a desejar, mostrando assim informações sobre o seu blog bem relevantes. E quanto a confiabilidade perante a realidade, devemos dizer que o Histats tende a seguir a realidade em boa parte dos casos, se comparando ao Google Analytics ou sendo até melhor que o mesmo (para alguns).

Para além disso tudo, devemos dizer que o Histats não é difícil de instalar no seu blog, seguindo assim o mesmo estilo do Google Analytics, apesar de não ser uma ferramenta que normalmente tem integração nativa com templates e plugins. Entretanto, vale notar que o mesmo em alguns casos pode causar lentidão no blog, o que pode ser solucionado com cache; compactação de HTML e CSS e até o uso do CloudFlare.

Concluindo, o Histats é uma ferramenta mais simples para monitorar as estatísticas do blog, mas ela é 100% gratuita; possui uma tradução para o Português do Brasil; permite que você crie widgets de estatísticas para colocar no seu blog; entre outros recursos. Ou seja, não é nenhum Google Analytics, mas é uma segunda opção igualmente boa para se utilizar.

Navegg Analytics - Ferramentas para monitorar estatísticas do blog

Diferente de todas as outras 2 ferramentas que eu citei mais acima neste artigo, a Navegg Analytics é uma ferramenta de uma empresa brasileira, ou seja, tudo foi estruturado e voltado para ser comercializado para o nosso país. Apesar de não ser exatamente uma vantagem, isso pode ser considerado um ponto forte, pois já vem tudo em nossa língua (português) e também conta com suporte nacional.

Falando mais da empresa por trás da ferramenta, podemos dizer que a mesma é voltada para projetos de grande porte, ou seja, com detalhes mais específicos e técnicos, o que de certa forma vai além de medir as simples estatísticas de um blog. No caso, empresas grandes como a Globo; Abril; Buscapé; Terra; NZN; Boo-box; Adobe; entre outras usam a Navegg Analytics para monitorar as estatísticas dos seus sites, mas elas também usam outras soluções, que no caso englobam e-commerce e mídias, por exemplo.

Mas focando no que temos, que no caso são blogs, a Navegg Analytics também é uma ótima solução desenvolvida em solo nacional para nós aproveitarmos de GRAÇA. O nível da ferramenta brasileira se equipara a que a Google tem, oferecendo diversos relatórios super completos e detalhados, todos seguindo fielmente muito bem a realidade em que o seu projeto em questão está situado.

Assim como nas outras ferramentas citadas, a Navegg Analytics é muito simples de se utilizar, focando em um bom design e muitos gráficos no painel de controle, o que permite uma analise simples mas bem detalhada. A instalação da ferramenta no blog também não é complicada, o que permite qualquer um facilmente realizar em poucos minutos. Vale também dizer que a Navegg Analytics não prejudica em nada o seu blog, evitando assim erros; lentidões; sobrecargas; etc no seu projeto.

Conclusão

Bom, logo acima você conferiu em detalhes uma lista das 3 melhores ferramentas para monitorar as estatísticas do blog, e garanto para você que não existem outras ferramentas melhores que está atualmente no mercado. Então, caso queira optar por monitorar seu blog, recomendo fortemente que use uma dessas 3 ferramentas, sendo que de ambas recomendo mais o Google Analytics e depois a Navegg Analytics.

Gostaria também de relembrar que uma ferramenta monitoramento de estatísticas de má qualidade pode gerar muitos problemas para você, que vão desde não saber certas informações até mesmo a não fidelidade dos dados mostrados. Então, para o bem do seu blog e a sua boa administração, seria interessante você optar por alguma das ferramentas acima que eu listei para você.

Outro ponto que eu gostaria de comentar sobre ferramentas que monitoram as estatísticas do seu blog é quanto aquelas que vem junto com a sua hospedagem, normalmente estas não seguem muito a realidade ou são muitos desorganizadas. Então, não confie muito nestas ferramentas, como também não considere uma boa hospedagem aquela empresa que trás essa ferramenta como diferencial, já que isso não tem nada haver com um bom serviço de hosting.

Concluindo, o importante mesmo é utilizar uma boa ferramenta de monitoramento de estatísticas no seu blog, e acho que o artigo de hoje abordou o tema muito bem mostrando soluções gratuitas da mais alta qualidade. Caso tenha alguma duvida, queira comentar sobre as ferramentas ou mesmo compartilhar alguma ferramenta de qualidade que não esteja aqui, COMENTE logo abaixo! Até!

3 melhores ferramentas para monitorar estatísticas do blog
5 (6 votos)
  • Eva

    Olá Gustavo. Gostei do seu post. Como você sabe, e importante também de monitorar o tempo de atividade, o tempo de carregamento de pagina e as transaçoes. Para esso a gente usa otras ferramentas como Monitis: http://www.monitis.com/pt/monitoramento-de-website