5 ferramentas para criar um artigo de qualidade para o seu blog

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ter um blog na internet hoje em dia é fácil, o difícil mesmo é produzir artigos de qualidade para continuar oferecendo conteúdo útil aos leitores e bom posicionamento nos buscadores. E isso se deve ao fato de que muitos blogueiros não tem facilidade com a criação dos artigos, já que eles envolvem uma boa escrita; pesquisa de informações; otimização de SEO e muita mais.

5 ferramentas para criar um artigo de qualidade para o seu blog

Mas, seja você esse blogueiro ou não, a melhor solução para a criação de artigos de qualidade para o seu blog é através do uso de diversas ferramentas que podem lhe auxiliar no desenvolvimento do artigo. Não só garantindo um bom conteúdo em texto e com SEO de qualidade, mas no geral mesmo, desde pesquisa até mesmo rascunhar idéias para o artigo.

Então, o artigo de hoje do Mais Blog irá abordar justamente isso, mostrando para você as 5 ferramentas para criar um artigo de qualidade para o seu blog. Confira elas e comece agora mesmo a escrever mais artigos de qualidade!

1# – Google

Google - Logo

A primeira ferramenta que você vai ter que utilizar será totalmente on-line e gratuita, está disponível para quase todo o mundo, e é bem famosa entre o pessoal de tecnologia ou usuário comum. Sim, estou falando do maior buscador da web, o Google, que será uma ferramenta essencial para você escrever um artigo de qualidade.

No caso, você irá usar o Google para fazer 3 coisas, que são essas abaixo:

  1. Fazer uma pesquisa de assuntos muito procurados do seu nicho. Isso vai servir para você começar a pensar no que irá abordar em seu artigo.
  2. Pesquisar as palavras-chaves grandes (LongTails) relacionadas ao assunto do seu nicho que você encontrou com a busca anterior. Isso permitirá que o seu artigo fique bem posicionado em diversos resultados dos buscadores.
  3. Verificar se existem já conteúdos de qualidade e completos nesse assunto e palavras-chaves que você encontrou anteriormente. Isso vai permitir que você tenha uma base de como está os artigos dos seus concorrentes, fazendo com que você tenha uma base do que eles trabalharam, podendo assim fazer seu artigo ficar mais completo; ter mais qualidade e ficar melhor posicionado.

Então, como você pode ver, o Google é uma ferramenta chave e super essencial para a criação de um artigo de qualidade no seu blog. E fazendo o uso correto do Google, a criação de um artigo de qualidade será bem fácil e simplificada, pois pelo menos estará começando já com o “pé direito”.

>>> Acessar o Google! <<<

2# – Übersuggest

Übersuggest - Logo

Essa é a segunda ferramenta mais importante para a criação de um artigo de qualidade para o seu blog, pois apesar do Google ser muito útil, ele nem sempre é o melhor para algumas coisas que iremos precisar. No caso, achar um bom título; palavras-chaves ou assuntos para trabalhar no seu blog será algo complicado de se fazer no Google, mas com uma ferramenta especifica isso fica extremamente fácil e rápido.

Pensando nisso, coloquei aqui uma ferramenta on-line muito útil para conseguir essas coisas, que no caso é a Übersuggest. Essa ferramenta é também 100% gratuita, se baseia no motor de buscas do Google, mas ela infelizmente não está traduzida para o nosso querido português, o que pode ser um pouquinho chato para quem não sabe bem o inglês.

Mas vale também dizer que o seu uso é bem simples e intuitivo, já que basta usar uma palavra-chave ou tema genérico para gerar dezenas ou mesmo centenas de resultados que podem ser títulos; palavras-chaves mais fortes; ou mesmo temas para você criar seu artigo. Em outras palavras, essa ferramenta é muito útil quando existe falta de criatividade para se criar um título ou achar um bom tema para escrever, podendo assim garantir sempre uma fonte de idéias para você.

>>> Acessar o Übersuggest! <<<

3# – Evernote

Evernote - Logo

Saindo do mundo on-line e indo agora para uma ferramenta que é off-line, a minha terceira ferramenta recomendada e essencial para se criar um bom artigo para o seu blog é o Evernote. Sim, ele é apenas um bloco de notas, e com isso não irá lhe trazer idéias ou mesmo motiva-lo a escrever algo.

Entretanto, quem disse que o Evernote não pode lhe ajudar a escrever um conteúdo de qualidade para o seu blog? Já parou para pensar que é graças ao Evernote que você pode salvar rascunhos de artigos, ou guardar idéias de títulos, ou mesmo organizar toda uma rotina de publicações do seu blog?

Então, o Evernote será o responsável por organizar e gerenciar tudo dos seus artigos, garantindo que essas coisas não sejam perdidas ou muito menos esquecidas por você. Ou, caso queira optar por uma outra função para ele, eu o uso também para escrever todos os meus artigos antes de publica-los no meu blog, garantindo assim um backup e a possibilidade de editar tudo fora do meu blog.

A vantagem de uso do Evernote como gerenciador de grade editorial do blog ou mesmo para o desenvolvimento de artigos para o blog fica pela a sua grande integração; backups feitos em curtos períodos de tempo; e pela organização no geral. Só estes pontos já podem otimizar muito a sua administração, o que garante ainda mais uma vantagem para o Evernote.

Para finalizar, o Evernote é um software muito simples e intuitivo, além de ter dezenas de recursos bem legais na versão gratuita. O mesmo encontra-se disponível para quase que todos os dispositivos, indo desde PCs (Windows ou Linux) e Macs (OSx) até o mundo mobile (iOS e Android). Ah, também tem versão web caso não queira baixar nada, e ela funciona como se fosse o software de verdade no seu dispositivo.

Como eu disse mais acima, o Evernote possui uma versão paga, mas a mesma praticamente não muda muito a função central do mesmo. Então, se for apenas usar o Evernote para os fins de blogs ou organização geral, recomendo a versão gratuita mesmo.

PS: O Evernote é gratuito para todas as plataformas, o plano pago só lhe permite o uso de alguns recursos adicionais, o que permite um uso melhorado do mesmo.

>>> Acessar o Evernote! <<<

4# – Contador de Palavras da WebxTool

Bom, após ter feito tudo isso acima, acredito que já deve ter conseguido fazer um bom artigo para o seu blog, não? Pois bem, deve ficar sabendo que para o SEO, quanto maior o artigo que você faz, melhor fica o mesmo para os buscadores, já que eles podem indexar mais palavras chaves e conteúdos dos seus artigos nas buscas.

A questão é, caso você use o Evernote ou qualquer outro editor de textos, acredito que não deva ter por padrão a exibição do número de palavras que aquele texto tem, dificultando assim saber se o seu artigo tem muitas ou poucas palavras. Para resolver isso, nada melhor do que usar uma simples ferramenta on-line e gratuita, onde que basta colocar o texto lá e já saber o número de palavras que ele tem, descontando espaços é claro.

Em resumo, é exatamente isso que o contador de palavras da WebxTool faz, o que garante para você o número de palavras exato, não gerando dúvidas. Então, temos mais aqui uma ferramenta que pode lhe ajudar muito a criar artigos de qualidade para o seu blog, afinal, o tamanho dos artigos é algo que pode influenciar muito o SEO e os seus leitores.

>>> Acessar o WebxTool! <<<

5# – Ferramenta SEO Blog

Para fechar a nossa lista de ferramentas para criar um artigo de qualidade para o seu blog, a 5º ferramenta que eu apresento aqui para vocês é para melhorar o SEO do seu projeto. A mesma se chama Ferramenta SEO Blog, e foi criada pelo empreendedor digital Gustavo Freitas, que a colocou a mesma on-line e de graça para todos que quiserem utiliza-la.

Com ela você pode verificar como está o SEO dos artigos do seu blog, seja os que já estão publicados ou os que ainda vão para o ar. Isso é excelente para quem não tem um bom plugin de SEO instalado no blog com WP, ou no caso de quem usa Blogger ou Tumblr, que não permite a instalação de plugins e nem contém recursos para verificar o SEO.

A Ferramenta SEO Blog analisa diversos aspectos de SEO do seu artigo, entre eles estão incluídos: título; palavras chaves; meta-descrição; URL; links; H1, H2 e H3; entre outros. Para completar, a Ferramenta SEO Blog exibe ainda dicas de como melhorar o seu SEO no artigo; mostra uma nota geral baseado no SEO do seu artigo; e ainda diz qual a chance de seu artigo aparecer na primeira página do Google.

Concluindo, esta ferramenta ajuda muito a melhorar o seu blog em SEO, e isso resulta em mais tráfego, que gera mais interações no seu blog, o que faz o seu projeto ter mais sucesso, e por fim ele gera mais dinheiro também. Fora tudo isso, digo mais uma vez que a ferramenta é 100% gratuita e on-line, além de ser muito simples de se usar graças a intuitividade da mesma.

>>> Acessar o Ferramenta SEO Blog! <<<

[BÔNUS] 6# – Faça seus artigos aumentarem seu lucro em 70%!

Artigo Marketing - Manassés Moraes

Saindo um pouco das ferramentas que podem fazer você criar um artigo de qualidade para o seu blog, vou agora lhe passar aqui uma dica bônus, que poderá aumentar o seu lucro no final do mês em mais de 70%. Sim, com algumas técnicas e estratégias bem conduzidas de marketing, é possível fazer o seu artigo gerar muito dinheiro para você, e tudo de uma forma não muito complexa.

No caso, o segredo por trás disso tudo é uma metodologia criada pelo Manassés Moraes que se chama Artigo Marketing, na qual você pode ter esses incríveis aumentos de lucro com os artigos do seu blog. Ou seja, para que você tenha acesso a todo esse conhecimento, terá que fazer o curso on-line do Manassés Moraes, que na minha opinião, é da mais alta qualidade e profissionalismo.

Então, a escolha fica a seu cargo, pode usar todas as ferramentas que eu lhe passei acima e criar um artigo de alta qualidade para o seu blog, ou pode fazer o mesmo e juntar com as técnicas do Manassés Moraes e ganhar até 70% a mais de lucro com o seu artigo de alta qualidade. Quero que saiba que este curso é um excelente investimento para quem tem blogs, é algo que realmente trás resultados para você e seu projeto, e seu produtor é um grande profissional já reconhecido na web.

>>> Acessar o Artigo Marketing! <<<

Conclusão

O artigo de hoje do Mais Blog mostrou 5 ferramentas para criar um artigo de qualidade para o seu blog, as quais todos eu utilizo sempre para produzir os artigos aqui do Mais Blog ou dos meus outros blogs na web. Então, tudo o que eu mostrei mais aqui acima realmente permite criar excelentes artigos para o seu blog, desde que você use-as ferramentas e tenha grande dedicação em produzir sempre o melhor do melhor.

Para completar o artigo, ainda resolvi mostrar um bônus, que pode mudar completamente a maneira como você hoje está faturando dinheiro com o seu blog. O mesmo trata da metodologia criada pelo Manassés Moraes, que é a do Artigo Marketing, que permite ter lucros 70% maior do que antes.

Então, para ir encerrando, deixo abaixo o link direto para cada uma dos tópicos que tratam das ferramentas e bônus que ajudam você a criar artigo de qualidade para o seu blog. Confira, caso queira rever alguma parte:

  1. Google
  2. Übersuggest
  3. Evernote
  4. Contador de palavras da WebxTool
  5. Ferramenta SEO Blog
  6. [BÔNUS] Artigo Marketing

Concluindo, se quiser contribuir conosco mostrando mais alguma ferramenta que usa ou recomenda para criação de artigos de qualidade para blogs, peço que faça um comentário mais abaixo. Se quiser opinar, criticar ou tirar dúvidas, fique livre para comentar abaixo!

Até!

5 ferramentas para criar um artigo de qualidade para o seu blog
5 (2 votos)
  • Conteúdo básico mas muito relevante, Gustavo 🙂

    • Olá Hugo!

      É de fato um artigo bem básico, mas ao meu ver, algumas básicas podem ser o grande diferencial entre um resultado bom ou ruim.

      Fazer artigos todos sabem, na internet muitos ensinam, mas mostrar aqui de uma maneira mais simples e com o uso das ferramentas certas, só aqui no Mais Blog por enquanto. 😉

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre! Até!

  • Perfeito seu artigo!! Gostei das dicas e vou aplica-las no meu blog. Sucesso!!

    • Olá Jonatas!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo. Aplique elas e colha seus resultados!

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • Excelente garoto !!!
    Parabéns pelo ótimo artigo.
    Capricha mais que eu assinei para receber seus artigos, valeu?
    Um forte abraço e sucesso sempre…

    • Olá Mauricio!

      Obrigado pelo elogio. E pode deixar, que eu vou sim fazer cada vez mais artigos como este ou ainda melhores, e você receberá esse conteúdo no seu e-mail. 🙂

      Obrigado também pelo o seu comentário, volte sempre! Até!

  • Gustavo, tenho que confessar. Eu usava apenas o Keyword Planner do Google Adwords para pesquisa de pautas de conteúdo. A sua dica do Ubersuggest me abriu a mente e em 15 minutos ja achei pelo menos 3 novos temas interessantes (e com bastante pesquisa mensal) para escrever.
    Valeu, cara. Ganhou um seguidor!
    Sucesso!

    • Olá Lucas!

      Eu uso ambos, mas de fato o Ubersuggest pode ajudar MUITO!

      Fico feliz em ter lhe ajudado e que você tenha gostado do artigo. Espero que continue seguindo o blog sempre!

      Até!

  • Obrigado Gustavo, seu artigo ficou ótimo e, é o que muitos blogueiros precisam. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco!
    Tenho uma duvida que não é 100% a ver com o artigo. Quanto você começou (com 13 anos pelo que entendi) como você monetizou o seu blog, sendo menor de idade e a maioria dos programas de afiliados são para +18? Eu quero monetizar meu blog, mas “só” tenho 15 anos. tenho duvidas e respeito disso, e acho que muitos blogueiros menores de idade também possuem tal duvida.

    • Olá Giovanne!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo. 😉

      Quanto aos programas de afiliados, sim, quase que 99% deles só aceitam maiores de 18 anos. Neste caso, utilizei com autorização dos meus pais os dados deles, criando contas em seus nomes e recebendo por eles.

      Entretanto, nem todos os programas de afiliados tem restrições de idade, nestes casos, eu mesmo recebo com os meus dados e através de minhas próprias contas.

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • Excelente artigo Gustavo! Parabens pelo conteúdo!

    • Olá Daniel!

      Muito obrigado. Espero ter ajudado! 😉

  • Essas ferramentas são excelentes, mais dessas as que mais gosto é Übersuggest.
    mais seu artigo é simples e objetivo.
    legal