5 coisas que você não sabia que influenciavam no SEO

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Hoje cada vez mais o SEO é importante para sites e blogs, e isso se deve ao fato do tráfego pago estar ficando cada vez mais caro, como também o tráfego orgânico está cada vez mais valorizado. Então, tivemos nós últimos tempos uma grande procura por boas técnicas de SEO, o que pode ser difícil de se achar na web de graça, já que poucos ensinam coisas realmente úteis e de qualidade sem que estejam em cursos on-line.

5 coisas que você não sabia que influenciavam no SEO

Mas isso não irá ocorrer aqui no Mais Blog, pois hoje eu vou trazer aqui para você um artigo bem útil e interessante para melhorar o SEO do seu projeto, tratando de pontos que quase não vejo ninguém abordando em outros blogs da web. No caso, não vou falar de otimizações de SEO que todo mundo já conhece, mas sim daquelas que você pensava que não influenciavam em nada no SEO do seu projeto.

E acredite, as 5 coisas que você não sabia que influenciavam no SEO que eu deixei logo abaixo podem influenciar muito na sua otimização de SEO, podendo fazer você ficar no topo ou mesmo ser rebaixado das buscas do Google. Então, fique atento ao que eu vou lhe mostrar logo abaixo, para você poder corrigir ou melhorar o SEO do seu projeto. Confira:

1# – Domínio

Terminações Tradicionais de Domínios - Influencia no SEO

O domínio pode parecer algo que não influencia em nada no SEO do seu projeto, não é? Mas não é bem assim, o domínio do seu projeto é uma das primeiras coisas que o Google avalia antes de indexa-lo nas buscas, podendo assim influenciar tremendamente a sua posição no maior buscador on-line do mundo.

Em outras palavras, as “aranhas” do Google utilizam algoritmos sofisticados para verificar se seu domínio possui alguma relação com o que você aborda no seu projeto, e depois ainda verificam se o que você aborda é permitido legalmente ou se não infringe as regras do Google. Após todas essas verificações é que realmente as “aranhas” do Google liberam seu projeto para ser indexado, partindo assim para a segunda fase, onde que elas buscaram indexar seus artigos dentro do projeto.

Então, expliquei isso tudo acima para você por um simples motivo: O domínio é sim IMPORTANTE para o seu SEO! E se quer ter um projeto bem rankeado nas buscas do Google, recomendo que seu domínio tenha essas características abaixo:

  • Tenha palavras-chaves do seu nicho no seu domínio (Ex: Treinar Filhotes)
  • Registre um domínio de no máximo 4 palavras (Ex: Treinar Filhotes de Cães)
  • Use uma terminação de domínio forte (.COM/.NET/.ORG/.INFO/.BR)

Só para encerrar, recomendo para aqueles que vão registrar um domínio, usar o Registro.br para domínios com terminação “.BR” ou optar pela GoDaddy para as demais terminações. Ambas entidades são as melhores, e com isso você evita de ter dores de cabeça para renovação ou mesmo transferencia do domínio.

2# – Hospedagem

Servidores Dedicados de Hospedagem - Influencia no SEO

Muitos projetos não estão bem rankeados no Google apesar de terem uma excelente otimização de SEO, e seus donos nem fazem idéia do porque isso está ocorrendo com eles, já que eles desconfiaram de tudo menos um detalhe que na maioria das vezes passa batido. No caso, o que falta para esses projetos subirem para o topo das buscas do Google é algo bem simples, que é mudar da hospedagem de sites atual para uma nova.

E apesar disso parecer sem lógica, acredite, na prática existe mesmo essa diferença, sendo comprovada por diversos profissionais e até mesmo por mim mesmo. Basta-se trocar de hospedagem de sites para que o projeto tenha um salto alto nas posições do Google, e isso em pouco tempo após a mudança.

É claro que você tem que mudar para uma hospedagem de sites de qualidade, e não ir para uma outra hospedagem igual a sua, pois ai não haverá garantia alguma de mudança. Em outras palavras, hospedagens maiores e melhores podem oferecer ao seu projeto uma melhor infra-estrutura, o que deixa ele mais rápido e estável, que é isso que o Google valoriza e assim julga subir ou descer seu projeto nos resultados das buscas.

[RECOMENDO]

Eu uso a KingHost e a HostGator, ambas operam no Brasil e são muito boas, com suporte e infra-estruturas de qualidade. Recomendo!

3# – Imagens

Imagem - Influencia no SEO

Pode até parecer que não, mas as imagens influenciam muito no SEO dos artigos ou páginas do seu blog, afinal, o Google também é um buscador de imagens. Então, você já pode presumir que imagens plagiadas e de má qualidade podem afetar negativamente o seu SEO, mas isso não é nada, o SEO ainda vai mais além.

No caso, não é exatamente a imagem em si que irá afetar o seu SEO, mas sim o nome dela (o que está escrito no arquivo) e os atributos HTML (title e alt) que estão sendo usados nela. Ou seja, se tiver uma imagem com o nome totalmente fora do contexto que ela é ou então não tiver atributo nenhum para ela, será isso que vai afetar o SEO dos seus artigos ou páginas.

Uma imagem de um livro com o nome de 9826948703PG.jpg não ajudará o seu SEO quanto uma mesma imagem com o nome livroX.jpg.

O mesmo vai ocorrer com uma imagem sem title ou alt, que poderá piorar o seu SEO mais ainda, já que estes atributos influenciam mais do que o nome da imagem.

Então, sabendo agora disso, o mais recomendado é que você use imagens originais ou de terceiros (sem direitos autorais) com boa qualidade, além de também atribuir a elas nomes e atributos relacionados ao seus artigo ou página. Isso poderá fazer uma grande diferença na disputa de posições no topo das buscas do Google, dando a você um SEO melhor para o seu blog e assim garantindo melhor resultados para você.

Link - Influencia no SEO

Quanto aos links, acredito que todos que estão lendo esse artigo já devem saber que eles são muito importantes e pesam muito no seu SEO, principalmente se você tiver links de má qualidade no seu blog. No caso, se o seu projeto contem muitos links externos de má qualidade, mandando para sites que não são relacionados ao seu ou que são considerados ilegais e ruins pelo Google, suas posições nos resultados de busca cairão muito.

Mas, para a nossa alegria, o modo para concertar isso é bem simples e lógico, que é não fazer linkagem para sites de má qualidade dentro do seu blog. E no caso da dúvida, a melhor coisa a fazer é aplicar um simples atributo NOFOLLOW no seu link, evitando que essa linkagem seja considerada importante perante as aranhas do Google, evitando assim punições se o site/blog for ruim.

É claro que os links também ajudam e influenciam muito no seu SEO, afinal, para o Google quanto mais links nas buscas dele melhor. Então, se o seu artigo ou página não tem link nenhum, seja interno ou externo, ele tende a reduzir levemente suas posições nas buscas.

Finalizando então, a recomendação é bem simples: Faça linkagem internet dentro das suas páginas ou artigos, mas também faça o uso correto da linkagem externa, sempre optando por sites/blog de qualidade ou usando NOFOLLOW.

5# – Template

Template - Influencia no SEO

Por fim, a 5º e última coisa que você não sabia que influenciava no SEO é o template do seu projeto, que pode piorar ou melhorar um pouco o seu SEO dependendo da situação. E isso se deve a programação e design por trás de todo o seu template, são essas 2 coisas que perante ao Google podem fazer seu projeto ficar mais acima ou abaixo dos demais nos resultados de busca.

Afinal, o Google quer entregar para os seus usuários sempre os melhores resultados, e isso para ele também inclui sites ou blogs que tem bom design e são bem desenvolvidos. Ou seja, se seu template não tiver um design bem trabalhado e que seja fácil de navegar, provavelmente o Google não vai valorizar muito o seu projeto como um todo. E isso se agrava mais ainda se a programação por trás do template for de má qualidade, sendo bem “suja” ou utilizando linguagens e atributos ultrapassados.

[INFO]

Quando digo programação “suja”, me refiro a uma programação que contenha dezenas ou até centenas de erros, além de também usar atributos desnecessários.

Já quanto a linguagens ultrapassadas, acredito que não optar por usar HTML5 e CSS3 em um projeto, qualquer que seja a linguagem nele é ultrapassada para mim. E claro, junto com essas linguagens antigas, temos também seus atributos antigos, que podem piorar a estrutura de programação do seu site/blog.

OBS: Vale dizer que uma programação de má qualidade faz seu projeto ficar com erros, falhas de carregamento, dificuldade de acesso em alguns dispositivos e até gera vulnerabilidades de segurança.

E se você vai me dizer que o Google não tem como saber se o seu template tem ou não um bom design e programação, logo digo que ele tem sim, afinal, ele é o Google. No caso, para aqueles que não sabem, o Google tira print screens da tela de tudo que ele indexa nas buscas, podendo assim literalmente ver o seu site/blog. E quanto a programação, uma rápida verificação do Validator do W3C já basta para checar o nível da qualidade de programação.

Em resumo, um bom template pode lhe garantir um melhor SEO para o seu projeto, não que isso vá lhe influenciar muito, mas pode fazer a diferença entre algumas posições na página que você se encontra nos resultados de busca. Mas fora isso, vale dizer que o template não ajuda só no SEO, em termos gerais, um bom template gera mais qualidade para o seu projeto e garante ao usuário melhor navegabilidade para continuar ali, o que é muito bom para você.

Um ótimo template otimizado para SEO que recomendamos é o Tema ÉPICO.

Conclusão:

5 coisas que você não sabia que influenciavam no SEO

Bom, após mostrar 5 coisas que você não sabia que influenciavam no SEO, acredito que devo ter aberto os seus olhos para pontos que poucos profissionais da área vem falando e comentando por ai na web. Dessa forma, trago aqui um conteúdo diferenciado para você, mostrando que o SEO pode ser muito mais complexo do que muitos vem dizendo por ai.

Então, fica acima as dicas para você otimizar o SEO do seu site ou blog, garantindo melhores posições nos resultados de busca do Google ou outros buscadores e mais tráfego para o seu projeto. Ah, deixo aqui abaixo novamente a lista das 5 coisas que você não sabia que influenciavam no SEO, afinal, pode ser que você queira rever algo. 😉

  1. Domínio
  2. Hospedagem
  3. Imagens
  4. Links
  5. Template

Fique a vontade para comentar ou então fazer perguntas com dúvidas para mim, em ambos os casos, terei maior prazer em lhe responder. 🙂 Ah, ficaria grato se desse um “+1” ou compartilha-se esse artigo no seu Facebook, para isso, basta usar os botões sociais aqui do lado direito da tela. Até!

5 coisas que você não sabia que influenciavam no SEO
2.7 (9 votos)
  • Maycon Mazzo

    Bom artigo, acredito também que além do conteúdo, claro, a frequência de postagens e a ortografia dos textos também são levados a sério na hora do SEO…

    • Olá Maycon!

      Fico feliz que também tenha gostado do artigo.

      Quanto a freqüência de postagem e ortografia dos textos, sim, acho também 2 coisas válidas que podem influenciar no SEO do projeto.

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • Show de bola o material Gustavo.. o fator que considero que tem mais influencia hoje no rankeamento é a interaçao do visitante, com cliques nos links do texto e o tempo que ele fica no artigo. Por isso vídeos hoje sao tao importantes.

    • Olá Danilo!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      No caso, fiz o artigo pensando em coisas que as pessoas não sabiam que poderia influenciar no SEO, e não o que de fato é muito importante e já mais conhecido por todos.

      Mas sim, também acho valido a interação do visitante; indo desde os cliques em links, passando pelo tempo nas páginas e encerrando em taxa de rejeição; pois estas métricas é que de fato podem verificar se o seu SEO está bom ou ruim.

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • Atendimento Megatore

    Òtimo artigo, eu só tenho uma dúvida em relação as imagens, que ninguém me respondeu até agora com clareza, que é o seguinte: Se eu salvar uma foto de outro site e colocar no meu e-commerce, eu sei que isso não vai ajudar o meu site e sim vai influenciar no SEO do site que eu salvei a foto, mas, se eu tirar um print da tela e editar a foto e depois disso eu salvar no meu e-commerce, o google vai detectar que essa foto foi tirada de outro site?

    • Olá!

      Quando você puxa uma imagem de outro site por URL, você favorece um pouco o SEO do mesmo.

      Agora, quando você baixa essa imagem e faz o upload para o seu site, o SEO fica para o seu projeto.

      Mas vale lembrar que plágio não é bem visto pelo Google, e isso se aplica as imagens. Então só use imagens de terceiros se elas forem de livre-uso. No seu caso (e-commerce), imagens dos produtos oferecidas pela fabricante normalmente são liberadas.

  • Lucinea Joao Augusto

    Bom demais o artigo valeu