Bing Ads – Com excelente potencial de mercado (Mas vale à pena mesmo?)

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Apesar da minha pouca idade (17 anos até o momento), acredite, quando eu usava a internet no passado fazia buscas com o Yahoo, que por aqui no Brasil era bem mais popular que o Google antigamente. E agora, depois de uns 10 anos, vemos que o Google praticamente está em tudo que é lugar como 1º buscador do mundo, deixando apenas para os demais 4% do mercado global.

Busca - Search - Web

E também podemos ver que o mundo das buscas on-line mudou muito nesses últimos tempos, já que hoje ninguém mais usa o AltaVista ou Yahoo, deixando assim o mercado concentrado em apenas 2 buscadores principais. No caso, temos o Google com 96% de todo o mercado global e 3% do resto do mercado para o Bing, e os outros 1% ficam para buscadores alternativos.

Bing Ads - Logo

E agora focando só no Bing, e indo mais para o lado em que muitos tem interesse de saber, o Bing Ads tem realmente potencial e vale a pena investir nele? Bom, o artigo de hoje do Mais Blog vai tratar disso tudo, revelando toda a verdade por trás do Bing, quebrando paradigmas e mostrando suas características ou mesmo curiosidades. Confira:

Vantagens:

Vantagens (OK) e Desvantagens

Sim, pode parecer que o Bing não tem nenhuma vantagem sobre o Google, mas isso é um grande paradigma criado pelos usuários da web. Não é porque o Google domina o mercado que ele é de fato o melhor buscador de internet, seja em termos de buscas; design; recursos; etc.

Deixo abaixo então algumas vantagens do Bing, incluindo também as vantagens do Bing Ads. Confira:

1# – Potencial

Para quem não sabia ainda, o Bing é um serviço oferecido pela Microsoft, que é nada mais e nada menos do que uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. No caso, a Microsoft só detém alguns produtos que são bem comuns em nosso dia-a-dia, como o sistema operacional Windows (PC e Mobile); o comunicador por voz Skype; o navegador de internet Internet Explorer; ou mesmo o vídeo game XBOX.

E claro, sendo uma empresa inteligente, a Microsoft integrou quase que todos os seus produtos ao Bing, ou seja, desde a busca do seu Windows 8 (PC e Mobile) até o XBOX One. E isso é um grande diferencial do buscador perante ao Google, já que o concorrente não é integrado a tantos outros “universos” como o Bing é.

E como integração final, devo também mencionar que o Bing conta com anúncios em redes de conteúdo, que em outras palavras são anúncios em sites/blogs de diversos nichos. E dentro dessa rede de conteúdo que o Bing conta, existe também todos os serviços do Yahoo, o que permite o seu anuncio aparecer na busca e em espaços de publicidade espalhados pelos demais serviços do Yahoo.

[INFO]

Em 10 de setembro de 2012, o Bing Ads foi criado, e houve também um acordo do Yahoo com a Microsoft em unificar o sistema de buscas e links patrocinados.

Fonte: WikiPedia

Em resumo, o Google pode apresentar infinitas combinações de públicos apenas em sua busca, mas o Bing contém uma enorme diversidade de públicos segmentados apenas em seus “universos”. Dessa forma, para um anunciante que quer segmentar em um público de gamers, por exemplo, o Bing pode gerar um melhor resultado através de sua integração com o XBOX, coisa que no Google já não poderia fazer.

2# – Preços baixos

Para quem faz campanhas com freqüência em buscadores ou mesmo em redes sociais, já deve saber que dentre todas as empresas, o Google Adwords é que tem os maiores preços de campanha no mercado. E claro, existe uma lógica nisso, quanto mais gente querendo anunciar, mais caro fica o preço, além do fato do Google dominar as buscas, o que fica mais caro ainda o valor final.

No caso do Bing, que ainda é uma buscador novo e com um mercado global bem pequeno, o preço das campanhas do Bing Ads é extremamente baixo, sendo assim super competitivo com o Google Adwords ou mesmo com as redes sociais (Ex: Facebook Ads). Então, anunciar no Bing pode ser algo muito interessante e vantajoso para alguns anunciantes, pois mesmo que o Bing só tenha 3% do mercado global, isso já é muita gente!

Em resumo, o Bing tem a vantagem de oferecer preços muito baixos em suas campanhas, que faz seu anúncio nas buscas e na rede de conteúdo deles ficar bem posicionado sem ter que necessariamente gastar muito dinheiro. E isso para os anunciantes é algo muito vantajoso, pois o ROI das campanhas feitas no Bing Ads fica extremamente alto.

3# – Plataforma simples e direta

Não vou mentir, mas para mim o Google Adwords é meio complexo, e o Facebook Ads conta também com muitas variáveis, o que pode também dificultar um pouco o processo de anunciar na rede social. Entretanto, não posso também afirmar que o Bing Ads conta com a plataforma mais simples do mundo, mas ao meu ver ela é bem mais direta que as demais.

E claro, isso faz com que anunciantes com menos experiência tenham um melhor aproveitamento da plataforma, podendo fazer e gerir campanhas de uma maneira fácil e sem grandes dificuldades. Entretanto, a simplicidade do Bing Ads faz com que muitos recursos mais avançados sejam retirados ou mesmo escondidos, o que pode deixar muitos anunciantes profissionais frustados.

E para concluir, devo mencionar que toda a plataforma do Bing Ads é traduzida perfeitamente para o português do Brasil, o que é muito bom para nós. Mas isso não é uma enorme vantagem, já que temos o Google Adwords; Facebook Ads; Twitter Ads; e outros operando aqui no Brasil já com o nosso idioma em suas plataformas.

4# – Suporte

O suporte não é algo exclusivo do Bing Ads, pois quase que todas as empresas que operam aqui no Brasil tem suporte para os anunciantes nacionais, incluindo o Google e Facebook. E a consultoria grátis já é algo que vem sendo empregado por algumas empresas por aqui também, o que não faz disso algo que o Bing Ads pode ter de grande diferencial.

Entretanto, não podemos negar a existência e preocupação por parte da equipe do Bing Ads em tentar ajudar os seus anunciantes a usarem a plataforma deles, já que existe desde suporte via telefone até mesmo uma FAQ bem detalhada. Então, se é um anunciante novo ou mesmo não domina ainda o Bing Ads, suas dúvidas podem ser sanadas de várias maneiras, sem que haja muita complicação.

Desvantagens:

Vantagens e Desvantagens (OK)

Como toda coisa que existe nesse mundo, nada pode ser 100% perfeito, e claro, o Bing não foge a essa regra natural. Dessa forma, o Bing contam também com algumas desvantagens perante ao Google, tanto na área de buscas como na de publicidade.

Mas, quero deixar uma coisa bem clara aqui, apesar do que irei mencionar abaixo, não estou desvalorizando o Bing, mas sim apontando seus pontos fracos. Isso porque o Bing é ainda um player novo no mercado, e esse fato o faz ter algumas desvantagens com um player mais velho e consolidado.

1# – Apenas 3% do mercado global

Infelizmente quem chega primeiro ganha o público para quase todo o sempre, no caso, foi isso que aconteceu no mundo da tecnologia. Podemos dizer que hoje o Windows só é o sistema operacional mais usado no mundo devido a falta de um concorrentes forte na época de seu primeiro lançamento.

Já na internet, quem se deu bem primeiro foi o Google, se tornando assim uma referência, que passou a ser o buscador mais popular do mundo em poucos anos. Com isso, os demais buscadores acabaram se tornando obsoletos e esquecidos, como Yahoo e o AltaVista.

Entretanto, novos buscadores vem conquistando uma parcela de usuários da internet, e entre eles contamos com o Bing da Microsoft. Só que o principal problema desses novos buscadores é o seu percentual de atuação no mercado, no caso, o Bing conta apenas com 3% do mercado global.

Ou seja, para quem quer investir em tráfego ou em publicidade em larga escala, o Bing pode não dar os melhores resultados, devido a sua baixa parcela de usuários no mundo e principalmente aqui no Brasil. Então, temos aqui um dos pontos mais críticos em termos de desvantagens do Bing e do Bing das, pois são os usuários que garantem a sobrevivência de um buscador e que agradam os anunciantes.

2# – Tráfego de má qualidade

Outra desvantagem a ser levada em consideração para o lado do Bing, é o fato do mesmo gerar para você um tráfego de má qualidade, tanto nas buscas orgânicas quanto nos anúncios do Bing Ads. E isso se deve a algo bem simples, o Bing não utiliza algoritmos tão sofisticados no seu motor de busca, o que faz os sites aparecerem para buscas que não tem muita ou até mesmo alguma relação com o que foi buscado.

Para piorar, isso ocorre também nos anúncios feitos pelo Bing Ads, principalmente quando você habilita a rede de conteúdo do Bing. E esse tráfego de má qualidade se deve ao fato do Bing Ads exibir seu anuncio em praticamente qualquer tipo de site da internet, fazendo com que você receba tráfego desde sites de downloads (incluindo os ilegais) até mesmo conteúdo adulto, tudo sem relação com o que você quer.

Em resumo, não bastando ter uma parcela baixa de usuários usando o Bing, o buscador da Microsoft ainda apresenta resultados ruins para quem está rankeado nas buscas ou faz anúncios através do Bing Ads. Então, fica aqui a dica para você, e o alerta para o pessoal do Bing melhorar mais o motor de busca e a exibição de anúncios do Bing Ads, para que a situação do buscador melhore e não piore mais do que já está atualmente.

3# – Plataforma sem muitos recursos

O Google Adwords praticamente revolucionou o marketing e a publicidade na internet, pois com ele podemos obter excelentes resultados para os nossos projetos, tanto em tráfego quanto em divulgação da nossa marca. E para isso o Google investiu muito em ferramentas para os anunciantes do Adwords, incluindo planejadores de palavras chaves ou criador de anúncios display, por exemplo, que são ferramentas super úteis.

Entretanto, o Bing Ads não conta com a mesma qualidade de ferramentas que o Google Adwords apresenta, começando pela falta de ferramentas on-line na plataforma. No caso, só temos o pesquisador de palavras chaves do Bing que é on-line, e não é tão completo como o planejador de palavras chaves do Google Adwords.

Para agravar mais ainda a situação, o Bing Ads até conta com softwares para os anunciantes fazerem a gestão de campanhas ou encontrar mais palavras chaves para os seus anúncios, porém estes só rodam no Office e no Windows da Microsoft. Resumindo, eles ainda são programas limitados, e que podem não rodar para alguns anunciantes que usam Linux; MAC OS ou que não tenham Office instalado.

Curiosidades:

Você Sabia?

Tudo que vem por parte da Microsoft já gera uma suspeita de quem tem algo a mais ali, e no caso do Bing, existe algumas curiosidades que me intrigaram muito. Apesar de não ser coisas muito relevantes, achei legal por parte da Microsoft de fazer certas coisas para atrair novos anunciantes.

Em outras palavras, devo dizer que o Bing Ads conta com algumas coisas que podem ajudar muito o anunciante iniciante, como também quem quiser virar de lado e só usar o Bing Ads para anunciar na internet. Confira:

1# – Cupons Diferenciados

Acredito que todo mundo já deve ter visto uma foto ou mesmo já ter visto ao-vivo na sua frente um cupom do Google para você ir fazer um anuncio no Google Adwords, onde que normalmente eles lhe dão R$50 ou até R$150 para você anunciar se investir R$50 ou R$100. Mas por acaso você já viu algum cupom desse tipo do Bing lhe incentivando a usar o Bing Ads?

Bom, se já viu, acredito que você é um dos poucos, e com toda certeza já deve saber a curiosidade por trás deles que eu vou falar aqui. Que no caso, é o fato do Bing não lhe obrigar a investir algum valor para poder anunciar no Bing Ads, o que não ocorre no Google Adwords.

Ou seja, se você receber um cupom do Bing de R$120 para anunciar no Bing Ads, é a mesma coisa que você tivesse colocando lá na plataforma R$120 de créditos. Então, não é preciso nem mesmo gastar nada para testar o Bing Ads, só com um cupom é possível anunciar no Bing e ainda ter excelentes resultados.

Em resumo, achei essa proposta do Bing bem interessante, mas pode melhorar mais ainda, pois pode-se continuar adicionando mais cupons a sua conta do Bing Ads sem problemas. Ou seja, ao contrário do Google Adwords que só permite usar os cupons só algumas vezes, no Bing Ads você pode fazer tudo só com cupons, nem precisando nunca pagar alguma coisa para o Bing.

2# – Ganhe cupons de crédito ao se cadastrar

A segunda curiosidade não é tão legal como a primeira, pois ela também já é aplicada por outras empresas no mercado, como o Google e o Facebook. No caso, é dar cupons de créditos para os usuários que se cadastrarem em serviços relacionados ao Bing, como o Bing Ads ou o Bing Webmaster.

Esses cupons podem variar de R$50 à R$120, e não são entregues na hora pelo Bing, mas sim depois de 1 até 5 dias diretamente no seu e-mail. Mas, apesar disso, eles são interessantes para quem quer fazer sua primeira campanha no Bing ou mesmo só para aqueles que querem fazer testes na plataforma.

3# – Importe uma campanha do Google Adwords

Parece até meio que brincadeira, mas o Bing Ads tem mesmo uma ferramenta que permite a importação de campanhas feitas no Google Adwords para a plataforma deles. Então, caso queira trocar de lado ou simplesmente não ter trabalho de fazer uma nova campanha no Bing Ads, fique feliz de saber que esse procedimento é simples.

Concluindo, devo dizer que apesar de parecer uma ferramenta útil, não deixa a esconder que o Bing Ads está desesperado para entrar no mesmo mercado que Google Adwords já domina a um bom tempo na internet. Então, como estratégia desesperada, oferecer a importação de campanhas é uma tentativa do Bing em querer conquistar os clientes da concorrência, que no caso é o Google.

Conclusão:

Bing Ads - Logo

Bom, podemos concluir algumas coisas sobre o Bing e o Bing Ads, e por isso fiz esse mini-resumo abaixo:

  • Bing: Buscador novo, com diversas integrações, design diferenciado, recursos interessantes, e com um bom potencial na web. É o segundo maior buscador do mundo (3% de mercado global), tendo boa participação nos EUA (15% à 30%), mas ainda tentando entrar aqui no Brasil e em demais países do mundo. Ah, sua busca não é das mais precisas, isso deve-se a falta de algoritmos sofisticados.
  • Bing Ads: Muito parecido com o Google Adwords, também opta pelo sistema de CPC, oferece uma plataforma simples e direta, e está traduzido para o português + suporte nacional. Oferece um preço muito baixo e competitivo, pode gerar muito tráfego gastando-se pouco, mas infelizmente não traz um trafego de qualidade.

Bom, espero ter mostrado mais do Bing e do Bing Ads, revelando o seu potencial e também suas desvantagens, além de quebrar mitos e paradigmas relacionados a esse buscador. Acredito ter lhe ajuda, principalmente se for um anunciante, e gostaria que deixa-se abaixo um comentário com a sua opinião ou suas dúvidas. 🙂

Até!

Bing Ads – Com excelente potencial de mercado (Mas vale à pena mesmo?)
4 (4 votos)
  • William Duarte

    Muito bom o artigo, me tirou algumas dúvidas e com toda certeza é uma opção a ser avaliada!

    • Olá William!

      De nada. E fico extremamente feliz em ter sanado suas dúvidas. 🙂

      E claro, o Bing pode ser uma boa alternativa ao Google.

      Obrigado pelo o seu comentário, volte sempre!

  • YAW Solutions

    Artigo, excelente parabéns!!

    • Olá YAW!

      Obrigado! Fico feliz que tenha gostado!

      Obrigado também pelo comentário, volte sempre!

  • Ótimo artigo, estava buscando em quase toda a web sobre como anunciar no Bing AdS e conseguir encontrar uma grande explicação!

    Muito obrigo Gustavo acaba de conseguir mais um leitor ao seu rico conteúdo!

    Ricardo

    • Fico feliz que eu tenha lhe ajudado. Volte sempre! 😉